O Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do processo ensino-aprendizagem (GEPPE) objetiva investigar aspectos da atividade de planejamento pedagógico nas diferentes áreas do saber, visando, com isso, a compreender os processos de ensinar-aprender. O conhecimento produzido no grupo contempla a relação ensino, pesquisa e extensão, cujas repercussões das atividades investigativas desenvolvidas pelos pesquisadores do GEPPE apontam para resultados promissores. No que concerne ao Ensino, o desdobramento dessas atividades ocorrem, efetivamente, junto ao Curso de Pedagogia, nas disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências e Artes, nas quais se empreende o esforço de torná-las investigativas, concretizada via produção de artigos dos alunos e apresentação destes em eventos, bem como no incentivo à Iniciação Científica.
No âmbito da Pesquisa, o GEPPE é um grupo “Em consolidação” (PROPEG, 2012), que tem se destacado em função do envolvimento dos seus membros na participação e promoção de eventos, tais como: a I Jornada de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Ensino/I JEPEPE, realizada pelo Grupo em 2007; o I Fórum Internacional de Pedagogia/I FIPED, realizado em parceria com outros Grupos, em 2008; o I Simpósio Nacional Texto e Ensino/I SINATE, em 2009, vinculado ao Mestrado em Letras/PPGL; em 2010, promoveu junto ao GPET o VII Colóquio de Professores de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura -VII CMELP, com o apoio da CAPES e em 2012 promoveu I Curso de desenvolvimento profissional em pedagogia hospitalar e a IV Semana de estudos Teorias e Práticas Educativas em parceria com o NEEd ( Núcleo de Estudos em Educação).
O GEPPE tem sido referência, também, na Extensão, através do Projeto BALE - Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (FAPERN, MinC, Programa BNB de Cultura, 2007-2011, FUNARTE, 2010), reconhecido nacionalmente através do Troféu Viva Leitura e, ainda, como Ponto de Leitura - Edição Machado de Assis (MinC) e atual vinculação a Fundação Biblioteca Nacional (FBN). O Grupo conta, ainda, com o Projeto CORAL "A Vida em Canto", financiado pelo BNB/BNDES (2007 e 2009) o que vem comprovar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, elementos fundamentais que alimentam a reflexão crítica, estudos e pesquisas em desenvolvimento; O projeto “Planejamento de ensino e canto Popular: Possibilidades didático pedagógicas em sala de aula” que teve como objetivo, desenvolver um trabalho de caráter didático-pedagógico que atenda as necessidades postas pela realidade das escolas campo de pesquisa dos alunos/estagiários do curso de Pedagogia, tendo o planejamento de ensino como objeto de estudo e o canto popular como categoria de análise em salas de aulas. O projeto “Pedagogia Hospitalar: profissionalização do pedagogo em espaço não escolar”, que tem como objetivo proporcionar ao pedagogo uma formação ampla e articulada, fortalecendo os saberes necessários à prática pedagógica hospitalar através de reflexões teórico-práticas e se destaca por apresentar uma abordagem inovadora no campo das discussões da Pedagogia nos espaços não escolares.
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