quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Por que SELF?

Numa acepção geral o Self significa aquilo que define uma pessoa na sua individualidade e subjetividade, isto é, traduz-se o “si mesmo”. Numa perspectiva da Psicologia Rogeriana, o conceito de self é também chamado de autoconceito e de noção de eu, ou seja, é a percepção de si e da realidade pela própria pessoa, o que implica, também, no respeito ao próximo. A SELF é, ainda, utilizada na linguagem de programação, geralmente, baseada em protótipos, a qual objetiva avançar o estado da arte em pesquisa de linguagem de programação orientada a determinado objeto.

Mediante definições apresentadas e por analogia a esses conceitos foi criado o I Seminário de Estudos Orientados em Linguagem, Formação do Leitor e TICs (I SELF), em 2015 , atividade acadêmico-científica que em sua gênese objetivou promover o avanço das pesquisas vinculadas à Linha de Pesquisa “Linguagem, Formação do Leitor e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)” do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem (GEPPE), com sede na UERN em Pau dos Ferros, grupo consolidado ela UERN, cadastrado e certificado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq).

Embora os Estudos Orientados nessa Linha venham sendo realizados coletivamente com essa mesma dinâmica do SELF, consideramos que pela primeira vez receberá essa configuração, por isso, constitui-se numa primeira edição do evento, direcionado aos orientandos de Pós-Graduação da professora Maria Lúcia Pessoa Sampaio, sejam estes de PIBIC Jr. PIBIC/CNPq, mestrado, doutorado e pós doutorado, com vinculação aos seguintes Programas de Pós-Graduação: Letras (PPGL), Mestrado Profissional em Letras em rede Nacional (PROFLETRAS) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPPGE), contando, também, com a participação de pesquisadores de outras Linhas de Pesquisa do GEPPE, de colegas que cursam a pós-graduação noutras IES, bem como de pesquisadores envolvidos no Programa de Extensão BALE e, quando possível, com a participação de pesquisadores externos como consultores ad hoc, que juntos contribuirão com as discussões em torno das pesquisas em desenvolvimento.

I SELF - https://drive.google.com/file/d/0BxCf2cihQ5uzWWRZdGdsNWE4blk/view?usp=sharing

Em sua segunda edição, o II SELF trará as contribuições do docente convidado ad hoc externo ao grupo, o professor Dr. José Cezinaldo Rocha Bessa. Além de duas palestras, com as doutoras em formação, Emanuela Carla (UFRN) e Cida Barbosa (Dinter. UERN/UERJ), desse grupo de pesquisa. Vale salientar que essa edição, assim como na primeira edição, contribuirá como crédito para os orientandos da profa Lúcia Sampaio, nos  três programas pós-graduação (PPGL, PPGE e PROFLetras). Sejam todos bem vindos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário